
Sobre Resiliência…
A 1ª vez que ouvi a palavra Resiliência foi numa aula de GRH… o Prof. Pedro Mendes disse-nos, naquele dia, que devíamos guardar aquela palavra para sempre, pois seria decisiva para o nosso sucesso. Como tinha razão!
A nossa capacidade de superar uma crise é decisiva. E o que é certo, é que todos a temos. Nuns, estará mais desenvolvida que noutros, mas todos temos a capacidade de superar as adversidades e aprender com elas.
Há uma música da saudosa Beth Carvalho, que descreve a atitude vencedora, em relação às crises, quase na perfeição e canta assim: “Reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”
Digo quase na perfeição, pelo “não desanima”. Não concordo. Somos humanos É impossível não desanimarmos, nem que seja apenas por um momento, perante uma crise, um erro, um desastre… E, como humanos, temos que nos permitir sê-lo e senti-lo. Já não há lugar para vergonha, em relação aos nossos sentimentos. Numa situação destas, devemos permitir-nos sofrer, faz parte do processo de “cura”. Não podemos é permanecer no sofrimento!
Há uma frase maravilhosa da Golda Meier: “Aqueles que não sabem chorar com todo o seu coração, também não saberão rir.”
Ser resiliente não significa não sofrer. Significa reconhecer, sofrer, aprender e seguir em frente.