n

H@W

Não quero ser o primeiro a sair…

Há uns dias, estava a contar a uma amiga no que consiste este meu novo projeto. Explicava porque é que me APAIXONEI por este tema da FELICIDADE NO TRABALHO e porque acredito tanto na sua importância. A reação foi muito positiva, mas contou-me algo em relação à experiência na empresa onde trabalha. Algo que eu tenho consciência que acontece muito e algo que tem que mudar.

A empresa em que trabalha esta minha amiga é daquelas que já começaram a adotar medidas para promover o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores. Entre outras, promove o horário flexível para quase todos os colaboradores e a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Fantástico, não?

No entanto, segundo a minha amiga, muito pouca gente “aproveita” estes benefícios. As pessoas continuam a ficar até tardíssimo no escritório e poucas são as que trabalham a partir de casa (a não ser que estejam ou tenham alguém doente). Nas suas palavras “ninguém quer ser visto como o que fica em casa ou o primeiro a sair”.

Ainda existe o preconceito de que quem não está no escritório não trabalha!

É urgente mudar este mindset! Se a organização dá esta oportunidade, está a demonstrar que CONFIA nos seus colaboradores. Que sabe que as pessoas são corretas e que vão fazer o seu trabalho com o mesmo profissionalismo. Deixemo-nos de ser “Velhos do Restelo” e vamos ver mais além. Não nos preocupemos tanto com o que os outros vão pensar. Provavelmente, não vão pensar nada, nós é que achamos que sim 😊.

Quando falamos da FELICIDADE NO TRABALHO, a maioria das pessoas tem tendência a responsabilizar as empresas. É certo que as empresas têm que criar condições para o bem-estar e felicidade dos seus colaboradores. Mas, sermos felizes no trabalho e o equilíbrio da nossa vida profissional e pessoal depende de cada um de nós. É uma decisão individual!

Estamos muito longe da realidade da Finlândia, que tantas opiniões tem agitado nestes dias, mas as coisas estão a mudar (para melhor) e as coisas boas devem ser recebidas de braços abertos e com confiança!

Add Comment

Abrir o chat
Como posso ajudar?
Olá! Como posso ajudar?